Bem Vindo

Olá, seja bem vindo em meu blog! Espero que sejas edificados com os estudos e artigos encontrados aqui.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ESPIRITUALIDADE

A CRUZ DE CRISTO

          Cristo é o centro das Escrituras. Desde o Antigo Testamento Deus revelou o Seu plano de enviar Seu Filho Jesus para salvação da humanidade. Revelou a Adão e Eva tal plano, e este foi anunciado de geração a geração. A mensagem de salvação também foi anunciada pelos profetas. Relataram que o Messias prometido experimentaria o desprezo, a rejeição, a humilhação, todo o sofrimento do mundo e padeceria a ponto de conhecer a morte.

          No Novo Testamento não foi diferente, João Batista também anunciou a vinda do Messias. Declarou o seu poderio, e para as pessoas que desejassem viver uma vida espiritual autêntica era necessário reconhecer e dar a primazia somente a Ele.

          Quando João ainda falava, Cristo surgiu e começou o seu ministério. Curou, libertou, operou milagres, trouxe paz, alegria e salvação. Em um determinado momento, Ele subiu ao monte a fim orar e levou consigo alguns discípulos. Após um período de oração, Ele transfigurou-se. Foi neste momento que Deus deu um brado do céu testemunhando a seu respeito: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (Mt 17.5c). Deus estava anunciando que a preeminência teria que ser dada a Cristo, pois Ele não poderia ser comparado com nada e ninguém. Conhecendo essa verdade, todos precisam se curvar perante Ele e adorá-lo. Ele é a consumação da lei, o conteúdo das profecias e o Messias anunciado por todos os profetas. Cristo é Deus. É o centro de todas as coisas e tudo deve convergir para Ele.

          Para que a humanidade recebesse salvação, Jesus viveu tudo o que foi anunciado a seu respeito. Ele foi perseguido, caluniado, traído, considerado o mais vil entre os homens, açoitado, levado ao matadouro como um animal. Foi posto em uma cruz, traspassado por uma lança, coroado com espinhos, e ainda deram vinagre para beber e em nada murmurou. Quando entregou seu espírito para Deus, levou juntamente consigo todos os pecados da humanidade.  Mas ao terceiro dia Ele ressuscitou, tornando-se o Salvador do mundo. Somente Cristo pode ser digno de toda honra e glória!

          Ele veio ao mundo para morrer. Entregou-se à morte por amor à humanidade. Levou cativo todos os nossos pecados. Esse era o plano de Deus, resgatar o que estava perdido, dar vida à morte. Estávamos mortos em nossos pecados, mas através da morte vicária de Cristo nos deu vida para vivermos a eternidade. Já não estamos sufocados pela lei, pois a graça de Cristo nos alcançou. Ele cumpriu sua missão.

          Para se viver uma verdadeira espiritualidade é preciso seguir uma ordem cronológica: rejeição, morte e ressurreição. Não há outra ordem além dessa. Como disse o apóstolo Paulo, se não há morte e ressurreição, então é vã a nossa fé. A morte de Cristo é singular. É o ponto central da espiritualidade e precisa firmar-se como valor absoluto em nosso pensamento.

          Não podemos reduzir uma autêntica espiritualidade, simplesmente, no conhecimento de Cristo, pois ela é transcendente.  Viver uma verdadeira espiritualidade é  reverenciar e anunciar o Seu poderio. Cristo precisa ser visto e reconhecido em nossas vidas. Diante dele todo o joelho deve se dobrar. Para Ele dever ser toda a nossa devoção.

          A cruz de Cristo é o centro das Escrituras. Sem essa verdade não há espiritualidade para se viver.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog e a identifico como um mulher que maneja bem a Palavra de Deus. Fico feliz pela sua vida. Que Deus abençoe o seu ministério.
    Jurema de Souza Martins
    http://preletorajurema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É um prazer visitar seu blog e ver e ler suas mensagens, quero da-lhe os parabéns, e que nosso Deus lhe deia porção dobrada de Seu Espírito, e continue a ser uma benção, dese-lhe um bom Natal e Feliz Ano Novo. Um abraço em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir