Bem Vindo

Olá, seja bem vindo em meu blog! Espero que sejas edificados com os estudos e artigos encontrados aqui.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ESPIRITUALIDADE

Edificando o Altar

Levítico 6: 8-13


            O homem é a maior criação de Deus. Ele foi criado “a imagem e semelhança”. Deus não criou o homem para ser um boneco em suas mãos, Ele o criou para se comunicar, se relacionar, para estar junto com Ele. No momento em que o homem cai, ele quebra o elo, o relacionamento com Deus. Então, Deus traça um plano para que essa união seja restaurada, para que o homem voltasse a ter acesso a Deus. Esse plano é Jesus. Mas, antes do cumprimento da promessa, o homem sentia a necessidade do acesso a Deus. O meio que encontraram para adorar a Deus, pedir perdão, gratidão, o meio que encontraram para ter acesso a Deus, foi levantar altares.

            O altar marcava a vida dos homens que andavam com Deus. Abraão, Isaque e Jacó, Moisés, Noé, Elias, etc. sempre levantavam altares de adoração ao Senhor.

            Mas o que é o altar? Para que ele serve? Por que é importante?

            No Antigo Testamento: (tabernáculo = as pessoas iam para adorar e havia o altar)

Altar = mesa feita de madeira, terra ou pedras, sobre a qual se ofereciam os sacrifícios. Os altares de madeira eram revestidos de algum metal e tinham pontas (chifres) nos quatro cantos.

            No altar, o adorador trazia um animal masculino (um touro, cordeiro, cabra, pombo, ou rola, que dependem da riqueza do adorador) para a porta do tabernáculo. O animal devia ser sem defeito. O adorador, então, colocava as mãos dele na cabeça do animal, e em consciência que este animal inocente estava sendo reputado por pecador, ele buscaria o Senhor para perdão, e então mataria o animal imediatamente.

            Altar tratava-se de lugar onde o homem se aproximava de Deus, mediante sacrifício e oração. Lugar onde Deus vinha encontrar as necessidades humanas.

            O altar significa comunicação entre Deus e os homens; igualmente no altar o homem trazia suas oferendas ao Senhor.

Altar = caráter santo – Ex 40: 10, sem o altar, nenhum pecador poderia ser reconciliado, nem poderia estar lá para oferecer sua adoração a Deus. Todas as manhãs um cordeiro era oferecido no altar.


No Novo Testamento:

            Altar = consagração profunda e integral de nossas vidas a Deus (Rm 12: 1,2). Fala de rendição, de compromisso profundo, de integração com a vontade de Deus e o sacrifício de Jesus.

            Consagrar = tornar sagrado; dar honra; dedicar; empregar tempo.

            Rogo-vos = chamado a uma vida dedicada (suplicar)

            Apresentar = gr. Parestesai = receber desafio para colocar a disposição (mostrar, entregar, pôr a vista, manifestar, expor, entregar)

            Corpo = indivíduo em sua inteireza (todas as áreas da vida).

 1. É necessário um altar para cultuar à Deus

Vemos Deus dando ordem para construir um altar:

ü  Ex 20.24 “um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois. Em todo lugar em que eu fizer recordar o meu nome, virei a ti e te abençoarei”.

ü  “Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da face de Esaú, teu irmão.” Gn 35.1


Existe um altar no templo, existe um altar na Igreja, e é necessário que exista um altar em nossos corações e em nossa vida cristã, para que haja sempre momentos de adoração, de sacrifícios a Deus, de orações e clamores e de ofertas voluntárias, e é deste altar que procede as bênçãos de Deus, as respostas de Deus.
           
Quando não existe um altar, não existe lugar para adoração, para cultos e para manifestações divinas em favor do homem.

              
O texto lido é muito interessante por 2 motivos:

            1 – É escrito para os sacerdotes (Lv 6: 8,9) – Deus já tinha falado para os leigos como seriam as ofertas, mas agora a participação do sacerdote é fundamental. O sacerdote tinha obrigações maiores que o povo leigo. O altar tinha que ser cuidado pelo sacerdote.

O que era um sacerdote? (Ml 2:7) = Mensageiro do Senhor.

É nossa responsabilidade como obreiros (sacerdotes da nova aliança), manter o altar de Deus em nossas vidas, em perfeito estado, como o Senhor nos orienta em Sua Palavra.


2 – Esse texto nos ensina como o altar deve ser mantido, conservado e quando ele está pronto para o sacrifício. Quais são as orientações de Deus, que devermos seguir, para que o nosso altar se mantenha sempre pronto para Ele?

a - O ofertante deve se vestir com as vestes da santidade (vs. 10)

ü  O Linho simbolizava a santidade.
ü  O sacerdote era conhecido pela roupa de linho que usava, não podiam ministrar com roupa suja.
ü  Santidade = separação, consagração, dedicação. Como alguém, que não é separado deste mundo para glorificar a Deus, pode desejar que o Senhor receba seus sacrifícios? Como alguém, que não é consagrado e dedicado ao Senhor, pode almejar a presença de Deus em sua vida? Ml 1: 7, 10
ü  Santos = Ec 9: 8; Lv. 11: 44; 1 Ts 4: 7; Hb 12: 14


b - O sacerdote deveria colocar lenha no fogo a cada manhã (v.12)

ü  Lenha = queimava o sacrifício. Nossa vida, nosso trabalho, nosso corpo apresentado como sacrifício vivo (2 Co 4: 10,11).
ü  A lenha = oração. Quanto mais oração, mais poder, mais capacidade, revelação e sabedoria.
ü  A vida do líder não pode somente ser avivada nos dias de culto, mas todos os dias. Deve ter novas experiências diárias.

c - O ofertante deve levar as cinzas para fora (vs. 10,11)

ü  Cinzas = resíduos das ofertas sacrificadas. Resíduos de experiências passadas.
ü  Fl 3: 13,14 = há a necessidade de deixar para traz as experiências do passado, e avançar para alcançar novas experiências. Ef 4: 22-24; Rm 6: 4; 2 Co 5:17
ü  Levar as cinzas para fora é abrir-se para dar lugar às novas oportunidades com o Senhor.
ü  Devemos nos lembrar de tudo o que Deus fez, mas não devemos viver só do que Deus fez.
ü  Deus manda remover as cinzas para que haja mais louvor, mais adoração, mais sacrifícios. Quando nos apegamos às coisas do passado, e vivemos somente das experiências do passado, o nosso altar está cheio de cinzas, e apenas cinzas, mas Deus é um Deus inovador e renovador.

d – Devia ser oferecido novo sacrifício sobre o altar

ü  Isto simbolizava a necessidade de sempre renovar a nossa entrega a Deus.
ü  Todos os dias entregar a nossa vida nas mãos de Deus


e - O fogo deve ficar acesso continuamente (vs. 9, 12,13)

ü  O holocausto ficaria no altar durante toda a noite e o fogo estaria queimando-o.

ü  Pela manhã, o sacerdote tiraria as cinzas e colocaria mais lenha; a chama não deveria, nunca, apagar. Até por que quem acendeu o fogo foi Deus (Lv 9: 24)

ü  O fogo era um elemento indispensável ao altar; altar sem fogo era altar sem a presença de Deus; altar sem fogo era altar em ruínas.

ü  Fogo sobre altar era a confirmação da aceitação de Deus do sacrifício recebido. Ex. Elias (I Rs 18.30-38) e de Manoá (Jz 13.20), Deus recebe os sacrifícios com fogo.


O que é esse fogo hoje?

ü  Fogo é o símbolo do Espírito Santo

ü  Fogo em nosso altar, no altar do nosso coração, significa fervor, dedicação, entusiasmo, a presença de Deus sentida.

ü  Como esperar que Deus se empolgue com nosso culto se não nos empolgamos com Sua presença. (Indiferença na adoração (Ct 5: 3,6), cultos = compromisso social, obrigação, etc) Como um Deus vivo pode receber uma adoração sem vida? Lc 20: 38

ü  Algumas tempestades da vida podem apagar o fogo do nosso altar. O excesso de cinzas pode apagar o fogo do nosso altar.


O que acontece quando o fogo apaga?

Paulo escreve para não deixar o fogo apagar (1 Ts 5: 19; Ef 4: 30). Extinguir = apagar, exterminar, abolir, desaparecer.

ü  Um farol apagado constitui-se um grande perigo, pois não pode guiar, dirigir... Assim também o crente cujo fogo estiver apagado. Por quê?

ü  Quando o fogo se apaga o amor se esfria (Mt 24: 12); Quando há o amor, não há lugar para o ódio, confusão, intrigas, disputas, raiz de amargura (1Co 13: 4-7).

ü  Quando o fogo se apaga perdemos nosso ministério.
- Eli deixou o fogo apagar e perdeu o seu ministério
- Primeiro perdeu o discernimento das coisas do Senhor (I Sm 1.12-14)
- Perdeu também o temor, embora Deus o tenha advertido, ele não tomou nenhuma providencia (I Sm 2.27-36).
- Quantos obreiros têm morrido de repente, e às vezes não compreendemos o por quê? É porque deixaram o fogo apagar de suas vidas.

ü  Um obreiro onde o fogo está apagado sua vida está em perigo. Na vinda de Jesus ele não está preparado.


O que fazer para o fogo  não apagar?

ü  Rm 12.11 “não sejais vagarosos no cuidado (não ter preguiça na vida cristã); sede fervorosos no espírito (conservar o brilho espiritual), servindo ao Senhor;”

·      Esta é a ordem para nós, sermos fervorosos. Do mesmo modo como devia ser conservado antigamente. Devemos ter o fogo do Espírito Santo aceso, pois simboliza a presença de Deus conosco. A única coisa que Cristo não suporta é crente que não é nem frio e nem quente (Ap 3: 15,16)

·      Alimentar o Espírito (Gl 5: 16, Rm 8: 5-9; Ef 5: 18-20)

O que precisamos nesta ultima hora é de homens e mulheres cheios do Espírito Santo. Que edifique, renove seus altares.

Cada obreiro deve cuidar para que o fogo em sua vida seja renovado.

- O mesmo Espírito que operou na salvação, na santificação, na nossa chamada para a obra do Senhor e no batismo no Espírito Santo, e que nos deu os dons espirituais, ELE É PODEROSO PARA NOS RENOVAR

- Devemos pedir ao Senhor que a cada dia Ele venha nos renovar com o seu Espírito Santo

- Não podemos ficar sem a renovação espiritual em nossa vida

- Não podemos ficar sem falar em mistérios com Deus

- Deus quer acender o fogo agora em seu coração. Por isso edifiquemos nosso altar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário