Bem Vindo

Olá, seja bem vindo em meu blog! Espero que sejas edificados com os estudos e artigos encontrados aqui.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mateus 23: 7-10



Mateus 23: 7-10

Amam .... as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é o vosso Guia, o Cristo”.
           
            As saudações nas praças públicas era a ambição dos fariseus. Ao passar pelas praças chamavam a atenção por sua destacada posição de mestre. Eles acreditavam, ainda, que os títulos de honra eram sinais de grandeza. 

O título “rabino” significa “meu magnífico” e era cobiçado pelos líderes religiosos. Gostavam que os chamassem “rabino” e que os tratassem com o maior respeito. De fato, exigiam mais respeito do que se manifestava para com os pais porque, segundo eles, os pais dão a vida física, comum ao homem, mas seu mestre dá a vida eterna. 

As próximas palavras de Jesus foram dirigidas especificamente aos discípulos. Os seguidores de Cristo não deveriam procurar serem chamados por esses títulos de mestre, Pai ou Guia, como os fariseus. Entretanto, esta não é uma proibição absoluta de hierarquia, ou uso apropriado de títulos, pois o próprio Paulo se intitulou “pai” dos coríntios e chama Timóteo de “filho” (1 Co 4: 15, 17). O maior mostra claramente a validade da diferença de postos. Mas, um espírito de humildade deveria governar os crentes, não a ambição egoísta dos fariseus que usurpavam para si mesmos a autoridade que pertence a Deus.

Jesus insiste em que o cristão deve recordar que só há um Mestre, que é Cristo, e só um Pai na fé, e esse pai é Deus.

Toda a intenção dos fariseus consistia em vestir-se e comportar-se de maneira a atrair a atenção. 

Neste texto, gostaria de destacar duas situações que nos chamam a atenção:

1.       A atitude do líder em relação a sua posição;

2.       A atitude do liderado em relação ao seu líder;

Na primeira situação podemos observar o amor dos fariseus em relação a sua posição. Eles amavam mais a posição do que a lealdade a Deus. Com tal atitude, passaram a servir não à Deus, mas serviam a eles mesmos. Esse é um grande perigo que tem rodeado muitos líderes, pois a fama, o status tem cercado muitos e os tem desviado do verdadeiro propósito que é a lealdade ao Senhor Jesus Cristo.

Infelizmente, muitos têm feito de seus cargos, títulos um meio de promoção pessoal e não de serviço ao Reino de Deus. Vestiram o avental da autossuficiência e perderam o amor a Deus em sua caminhada. Desculpem-me o termo que usarei agora, mas esses se colocam como “a quarta pessoa da trindade” e pensam ser uma divindade na terra. 

A glória dos homens tem levado muitos ao fracasso em sua vida espiritual e ministerial. Buscar a glória para si inflama o coração do homem e a busca de glória terrena tem levado muitos a se entregarem a mentira, corrupção e engano. Fazem qualquer atrocidade para receber mais glória e alcançar a posição almejada por seu coração enganoso. Tiago 4: 16 diz: “Mas agora vos gloriais nas vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna”.

O aposto Paulo, em sua segunda epístola aos coríntos, escreveu: “...Mas não me gabarei de mim mesmo, a não ser das coisas que mostram as minhas fraquezas. No entanto, se eu quisesse me gabar de mim mesmo, isso não seria uma loucura, porque estaria dizendo a verdade. Mas eu não me gabarei, pois quero que a opinião que as pessoas têm de mim se baseie naquilo que me viram fazer e me ouviram dizer.” O mesmo apóstolo escrevendo aos gálatas diz: “Mas, longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo” (Gl 6:14).

Somente Cristo é merecedor de toda glória. O objetivo do líder cristão consiste em desaparecer para que os homens ao verem suas boas obras não glorifiquem a ele, e sim a seu Pai que estás no céu. “É necessário que Ele cresça e eu diminua” (João 3: 30). Certo teólogo disse: “o lugar mais alto que o homem pode alcançar é aos pés de Cristo”. A Ele toda honra e toda glória!

Na segunda situação, relatada acima, vemos Jesus alertando aos discípulos sobre a atitude do liderado em relação ao líder. 

Deus coloca líderes espirituais na igreja, mas estes não devem tomar o lugar do Senhor em nossa vida. Um verdadeiro líder espiritual conduz as pessoas à liberdade e a um relacionamento mais próximo com Cristo, não a escravidão de suas próprias ideias, crenças e orações. É responsabilidade do líder ensinar que a verdadeira adoração é somente dada a Jesus Cristo.

Infelizmente, vemos muitos endeusando homens e mulheres apenas porque estes possuem eloquência e carisma. Há pessoas que não aceitam conselho ou até mesmo oração de outra pessoa, a não ser daquele que está em evidência. Dependendo da pessoa que for pregar muitos nem comparecem ao culto, pois agem como se apenas a pregação do “fulano de tal” fosse inspirada por Deus; somente ele é usado por Deus. Fazem, até mesmo, caravanas para verem tais homens e mulheres “de Deus”, não importam onde estejam o importante é segui-los. 

Ora, caro leitor, por acaso Deus colocou tais homens e mulheres no lugar de Jesus? Na sua ascensão Jesus disse que enviaria tais pessoas para serem seguidas? Quem são essas pessoas sem a presença de Cristo em suas vidas? Jesus deixa bem claro no texto lido: porque um só é vosso Mestre, um só é vosso Guia. Não podemos transferir o lugar de Cristo para homem algum. Somente Ele pagou o alto preço para nossa salvação? 

Homem cai, homem peca, homem se desvia do propósito de Deus, homem decepciona, mas Cristo é o único “incaível”, “impecável”, “indesviável”, “indecepcionável”. Portando, somente Ele merece toda adoração! 

“Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” 
Ap 5: 12,13.
               


Nenhum comentário:

Postar um comentário