Bem Vindo

Olá, seja bem vindo em meu blog! Espero que sejas edificados com os estudos e artigos encontrados aqui.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mateus 23



Bom dia a todos!  A partir de hoje começaremos um estudo sobre o Evangelho Segundo Mateus capítulo 23. Talvez você esteja perguntando: Por que Mateus 23? Por que não outro capítulo, ou outro Evangelho? 

Bom, a resposta para tal pergunta é simples. O texto escolhido está bem propício para os nossos dias. Veremos que o capítulo escolhido parece ser escrito para os dias atuais. O objetivo do CET Gamaliel, caro leitor, é nos transportar para a essência da Palavra de Deus e deixar que ela transforme nossas mentes e corações para o Evangelho genuíno.

Hoje, estudaremos Mateus 23: 1-3

“Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.”

            Esta mensagem é a última mensagem pública de Jesus, a qual Ele faz uma acusação severa sobre a falsa religião ostentada como verdade. Jesus direciona a mensagem às multidões e aos discípulos orientando-os a respeito dos fariseus e escribas. Quem eram esses? Vejamos:

·         Os fariseus eram a massa do povo, eles eram contra a “aliança” com os gregos. Achavam que o homem deveria viver como judeu entre judeus e expulsar todo impuro e herege. Essa atitude deu-lhe o nome de “perushim”, os separados.

·         Os escribas, originalmente eram os copistas e intérpretes da lei.  Com o passar dos tempos os escribas destruíram o verdadeiro significado da interpretação e exposição das Escrituras.

No texto acima, observamos Jesus dizer que os grupos mencionados anteriormente, fariseus e escribas, haviam tomado sobre si uma autoridade que não lhes era devida, pois diz: “Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e fariseus” O termo “cadeira de Moisés” provavelmente é uma alusão à cadeira que havia na sinagoga, onde o mestre autorizado se assentava a fim de ensinar a lei, e tal lugar era assim denominado por causa da ideia de que o orador exercia a “autoridade” de Moisés. Porém, não há lugar nas Escrituras que Deus tenha dado qualquer autoridade a esses grupos. Desta forma, o povo deveria obedecer ao que os fariseus ensinavam pela Palavra, e não as tradições e regras criadas pelos fariseus.

As tradições dos fariseus, bem como a interpretação e aplicação de suas leis, tornaram-se para eles tão importante quanto a Lei de Deus. As leis farisaicas não eram totalmente más, algumas eram até benéficas, porém alguns líderes religiosos tomavam algumas atitudes que traziam alguns problemas. Tais atitudes eram:


  • ·         Sustentavam a ideia de que as leis elaboradas por homens eram iguais às criadas por Deus;

  • ·         Recomendavam a todos que obedecesse a suas leis, porém eles mesmos não respeitavam;

  • ·         Obedeciam às leis não para honrar a Deus, mas para terem uma aparência de homens justos.

Jesus não condenou o que os fariseus ensinavam, mas a hipocrisia deles.

            Caro leitor, diante desse estudo, podemos ver como a Palavra de Deus se renova constantemente. Hoje não é diferente, muitos líderes assumiram uma autoridade que não foi dada por Deus. Criam ritos, revelações falsas que não estão na Bíblia, dizendo ser ordem revelada por Deus. Enganam o povo; os guiam por um caminho que não é o caminho de Deus. Colocam palavras na boca de Deus, através de uma falsa profecia, por não terem como provar a verdade do que dizem através da Bíblia Sagrada. Usam da profecia, como se fosse o próprio Deus falando e desta forma, quem irá contra o que Deus falou?  Fazem de suas palavras leis, regras e aquele que se recusa a obedecer, por conhecer a Verdade do Evangelho, é excluído e tido como rebelde. Tais líderes não são usados por Deus, mas usam Deus para serem servidos. Esses não honram a Deus, até falam como homens e mulheres de Deus, possuem eloquência, carisma, tem aparência de pessoas consagradas a Deus, mas a verdade é que estão buscando não a salvação de almas, e sim uma adoração pessoal. Hipócritas, enganadores, mentirosos, falam e não fazem. Esses não estavam preparados para assumir tal função e desviaram a verdade da Palavra. Jeremias 23: 1-4 diz: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas....” Fujamos dos tais, e busquemos a Verdade das Escrituras Sagradas, pois somente através dela é que chegaremos à nossa nova morada que é o céu.

            Deus os abençoe! Até amanhã na continuação de Mateus 23.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário